quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aplicativos para celular do Ministério das Cidades auxiliam na redução do número de acidentes de trânsito

Ter, 22 de Maio de 2012 12:45
Os aplicativos desenvolvidos pelo Ministério das Cidades (MinCidades) em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ajudam os motoristas a não cometerem transgressões no trânsito, como o uso do celular dirigindo, o que é  proibido por lei. Criados para somar forças ao Parada: Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito, os softwares têm o objetivo de preservar vidas.


Pesquisas apontam que o uso do celular no trânsito é tão perigoso quanto beber antes de dirigir. Pensando nisso, o aplicativo “Mãos no Volante” não deixa o celular tocar quando o motorista estiver dirigindo.

Segundo o chefe de comunicação do Ministério das Cidades, Antônio Augusto Brentano, “essa ferramenta auxilia na modificação de atitude das pessoas, evitando que elas usem o celular enquanto dirigem”.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja virtual www.paradapelavida.com.br/maos-no-volante.

As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto, perceberão que a ligação será cancelada e na sequência receberão uma mensagem informando que o destinatário está ao volante. A resposta automática poderá ser personalizada, mas virá com um modelo padrão que diz: “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”. O motorista poderá checar as ligações recebidas no final do percurso.

Disponível no momento apenas para o sistema Android, o “Mãos no Volante” pode evitar quatro pontos na carteira e R$ 85 de multa. O MinCidades negocia o uso com outras empresas de smartphones (telefones inteligentes) e operadoras.

Bom, como o celular já faz parte da vida do cidadão, interessante que não seja mais um instrumento que facilite infortúnios, como multas e possíveis desastres. Que seja bem vindo este aplicativo...

Moacir Durães

Nenhum comentário:

Postar um comentário