quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Número de turistas brasileiros na Jordânia cresce 60%


Recentemente divulgamos de que a demanda de turistas brasileiros em Portugal havia aumentado em 41%, com relação ao ano passado e que os gestores aqui no Brasil deveriam atentar para essas tendências de competitividade de mercado. Hoje divulga-se o crescimento de brasileiros na Jordânia. O que mais falta para atentarmos??? 

Moacir Durães

Na tarde de ontem foi realizado, no hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, um roadshow do Visit Jordânia, para cerca de 100 agente de viagens, que acompanharam apresentações de cinco operadoras locais: Discovery Ashtar Tours, Karma House, Dakkak Tours e Tyche Tour.

Segundo o gerente de marketing do Jordan Tourism Board, Mahfouz Kishek, o Brasil é um mercado muito importante para a Jordânia. “Nós temos um produto único, que atrai o turista brasileiro. E os números comprovam isso. No segundo trimestre deste ano, o número de turistas brasileiros no país aumentou 60%”, ressaltou Kishek.

O gerente de marketing  citou os 100 anos de Petra como um importante momento para chamar a atenção do turista. E explicou que entre os meses de agosto de setembro que será realizado o maior número de eventos comemorativos, com cantores, grupos de dança, prêmios e até mesmo jogos online.

Mahfouz também adiantou que um aeroporto com capacidade para nove milhões de passageiros está em fase de construção na Jordânia, e as obras devem ser finalizadas em 2013. “Para chegar na Jordânia, o passageiro brasileiro fica cerca de 14 horas dentro de um avião, com voo da Turkish Airlines, ou da Emirates. E os dois voos passam por outros países (Turquia e Emirados Árabes, respectivamente). Portanto, fazemos pacotes integrados com esses outros destinos, para atrair mais turistas ao nosso país”, disse Kishek. Além da construção do aeroporto, serão construídos mais hotéis no país para incrementar sua oferta hoteleira.

De acordo com o gerente, um dos principais atrativos da Jordânia é o seu caráter único. “A Jordânia oferece uma grande diversidade de produtos em uma área pequena. Oferecemos turismo histórico, cultural, religioso, de saúde, aventura, natureza, e também de negócios”, comentou Mahfouz Kishek.

Fonte: Mercado e Eventos

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Secretário Geral da ONU enfatiza importância do Turismo Sustentável

Alguém duvida???


Ban Ki-Moon, secretário geral da ONU, divulgou uma mensagem pela qual realça o papel do Turismo na contribuição para o desenvolvimento sustentável. Para ele, tanto profissionais do trade quanto os próprios turistas podem fazer sua parte para a construção de um futuro sustentável para todos. Confira o texto na íntegra:


"A Conferência das Nações Unidas da Rio+20 sobre Desenvolvimento Sustentável enfatizou que Turismo bem concebido e bem gerenciado pode contribuir significativamente para as dimensões  econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. Um dos maiores setores econômicos do mundo, o Turismo está especialmente bem posicionado para promover sustentabilidade ambiental, crescimento verde e nossa luta contra as mudanças climáticas a partir de sua relação com a energia.


'Turismo e Energia Sustentável: Ligando o Desenvolvimento Sustentável' é o tema do Dia Mundial do Turismo (World Tourism Day) deste ano, selecionado para promover as metas do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos 2012. Centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo dependem da renda do setor de energia intensiva. Energia Sustentável vai permitir que o Turismo continue a expandir enquanto mitiga seu impacto no meio ambiente.


Muitos na indústria do Turismo já demonstraram liderança em desenvolvimento e implantação de soluções de energia limpa, reduzindo o consumo de energia e emissões de carbono em algumas regiões em mais de 40% através de iniciativas como o kit de ferramentas Hotel Energy Solutions, desenvolvido pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UN World Tourism Organization) e do Programa Ambiental da ONU. Outro avaço concreto inclui o crescente uso de energia eficiente de combustíveis na aviação, as estratégias de compras sustentáveis e esquemas de carbono cada vez mais populares de compensação.


Todo mundo tem um papel no turismo sustentável. Eu elogio a comunidade dp turismo pelo seu crescente compromisso com a energia sustentável. Agradeço também aos turistas que fazem a sua parte compensando suas próprias emissões de carbono, escolhendo destinos ecológicos e fornecedores, ou simplesmente pelo adiamento de ter suas toalhas lavadas. Toda ação conta. Este ano, um bilhão de turistas internacionais vão viajar para destinos estrangeiros. Imagine o que um ato multiplicado por um bilhão pode fazer.


Neste Dia Mundial do Turismo, apelo a todos os que trabalham e aproveitam os benefícios deste setor global para participar da construção de um futuro mais sustentável para todos."