Bem, o Ministério do Turismo já elencou os municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra para receberem recursos para investimentos. Estes estão numa distancia propícia da cidade do Rio de Janeiro. Então, gestores, mãos à obra para elaboração de projetos. A oportunidade está aí...

O Ministério do Turismo concluiu a definição de produtos e destinos turísticos próximos às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Serão 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos do Mundial. A ideia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.
"Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda", antecipa o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O trabalho foi apresentado para entidades representativas do mercado para agirem como multiplicares da iniciativa. Um total de 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa. Pela estimativa oficial, o País vai totalizar 7,8 milhões de viagens domésticas no período.
O estudo começou há três meses, quando técnicos do MTur e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos.
“Vamos ampliar o ganho do Brasil com o megaevento de 2014. Queremos receber bem os turistas, apresentar nossos atrativos turísticos e incentivá-los a voltar ao País o mais brevemente possível", revelou Gastão Vieira.
Dos 88 produtos selecionados, 72 localizam-se num raio de 300 quilômetros das cidades-sede. Além do segmento sol e praia, a lista engloba: ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia. O MTur trabalha, por meio do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamentos Turísticos, na definição de destinos prioritários e na segmentação do setor.
Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur tenha R$ 139 milhões.
Região Sudeste Acima de 300km | |||||
Cidade-sede | Destinos | Segmento | Produtos Turísticos | Distancia da sede | Outras informações |
Rio de Janeiro | Vitória, Guarapari, Serra, Anchieta, Vila Velha | Sol e Praia | Rota do Sol e da Moqueca | 515 km do Rio de Janeiro | 1h10de vôo RIO/Vitória |
Aracruz, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra | Sol e Praia | Rota do Verde e das Aguas | 592 km do Rio de Janeiro | 1h10de vôo RIO/Vitória. 133 Km de Vitória desde Linhares | |
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