![]() |
Percebo uma chuva de propostas – todas bem intencionadas –
umas com os pés no chão e outras nem tanto, para enfrentamento de causa nova e desconhecida, em
que mudou o comportamento social das pessoas, e aí tento me concentrar na
inquietude e abalos nos fornecedores de serviços turísticos e os tão desejados turistas.
Praia de Coqueiral - Aracruz - ES
|
Partindo desse pressuposto, gostaria ousar e de elencar algumas
recomendações de simplificação de atitudes para descomplicar o que deve ser
descomplicado, através de 4 sínteses para os profissionais do turismo,
até porque o momento exige nova ebulição de pensamento.
Então segue:
1ª Síntese: Avaliação
do Novo Cenário Pós Covid-19:
Estamos em novos tempos, com as pessoas ainda mais
amedrontadas, mais exigentes e em busca de novas experimentações.
- Simplifique então a avaliação de como seu negócio ou destino é percebido pelo turista, quanto aos cinco sentidos sensoriais do Ser Humano: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato. Aqui poderíamos enumerar uma série de fatores, mas vamos exemplificar a percepção do Tato, que deve ser neste momento considerado como prioridade para as expectativas do turista, face aos protocolos de operação e segurança à saúde;
- Simplifique de como projetar tudo isso no imaginário e experimentação do turista, no que se refere ao fator da percepção da Visão do turista, no qual, que deverá determinar o marketing e a experimentação oferecida;
- Simplifique o círculo virtuoso do business e de que a vinda do turista gera trabalho e este gera retorno financeiro. A hospitalidade ofertada é que deve girar em função do atrativo do dinheiro que sustenta o negócio e a manutenção do destino.
2ª Síntese: Capacidade Resolutiva:
Imperioso citar neste aspecto, a capacidade e a coragem de
olhar para o umbigo, e fazer valer a Análise Crítica de sua própria capacidade
de se reinventar e de se firmar como gestor. Lembre-se da máxima: “A menor distância entre dois pontos é uma
reta”.
- Simplifique no planejamento: Não planeje demais – estabeleça a tese de menos retórica e mais ação;
- Simplifique na utilização de seus recursos disponíveis de imediato: Evite contrair novos;
- Simplifique no enfrentamento aos conflitos internos e externos: Não permita perda de energia por situações passadas, o não enfrentamento gera retrabalho e demanda custos;
- Concentre-se nas prioridades do negócio ou destino: Pratique e Metodologia GUT – as ações de curto prazo permitirão correção de rumos e a sustentação do negócio. Faça reavaliações periódicas conforme influência de fatores externos.
3ª Síntese: Inovação:
Lembre-se e pense sempre na descoberta da invenção da “roda”
há mais de 3.500 anos A.C, portanto há mais de 5.000 anos e perceba a sua importância
para o mundo.
- Simplifique de que a inovação é relativa ao seu negócio, enquanto redução de custos e satisfação de clientes, então a Análise de Valor será sempre bem-vinda;
- Simplifique de que inovar é simplificar... Fazer o básico bem feito pode ser a inovação que tanto buscamos para oferecer atendimento e produtos melhores, reduzir custos e otimizar processos.
- Simplifique na pesquisa mas esteja
aberto aos novos conceitos. A ferramenta que hoje é top, amanhã pode ser
obsoleta. Exercer a racionalidade sobre a questão será primordial, principalmente nas ferramentas de gestão.
Necessário se faz compreender de que é preciso produzir somente
o que se pode vender. É imperioso também que a população local é que deve se
adequar aos turistas e não ao contrário, principalmente em seus desejos, suas
necessidades e experimentações.
- Simplifique seus recursos que são estáveis, pois são produzidos e comercializados: Ofereça qualidade diferenciada ou personalizada. Exemplo gastronômico, entre o simples e o necessário, a satisfação será o segredo, o Paladar.
- Simplifique seus recursos que são estáticos – os que não podem ser transportados: São partes de todo um conjunto. Explore o uso racional sem abuso de preços;
- Simplifique os seus atrativos que são imóveis: Os turistas é que se deslocam para usufruí-los. Aperfeiçoe a paisagem e facilite o acesso seguro. A história romantizada, por guias ou condutores, fortalecerá a capacidade da percepção auditiva.
Enfim, simplifique várias vezes para descomplicar, e todo o cuidado com modismos de gestões e novos comportamentos, tais como o Novo Normal. De todo o modo, “o sistema se organiza numa espécie de alternância que poderíamos chamar de ciclo da reconstituição do ser humano na sociedade: viajamos para recarregar as baterias e para reconstituir as forças física e mentais”, assim preconiza Jost Krippendorf para nos despertar...
Então, exercite para descomplicar!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário